MPLA e UNITA elogiam participação de jovens de Malanje

No crescente namoro político-eleitoral à juventude angolana, a UNITA e o MPLA em Malanje elogiaram a participam dos jovens no registo eleitoral.

O secretário provincial do Galo Gegro, Mardanês Agostinho Calunga, afirmou que a juventude continua a acorrer aos postos de registo eleitoral.
“Pese embora certas irregularidades, como a mobilidade das brigadas, a falta de aviso prévio aos nossos fiscais … há uma nota positiva a adesão que a juventude está a mostrar”, disse Calunga no termo de uma deslocação ao município de Cacuso, onde empossou o novo representante na localidade.
Por seu lado, o número o responsável do MPLA, Norberto Fernandes dos Santos, disse que os jovens filiados na sua organização juvenil são exemplares na segunda fase do registo eleitoral em todos os municípios de Malanje.
“Estes novos jovens são aqueles que em 2012 tinham 13 anos e hoje estão a acorrer às filas para se registarem, é um bom sinal”, elogiou, referindo que em todos os órgãos em todas as províncias muitos são os jovens filiados.
As organizações enquadradas no Conselho Provincial da Juventude (CPJ) desdobram-se em campanhas de mobilização e sensibilização da população do município-sede para o cumprimento do dever cívico que antecede as quartas eleições gerais.
Dois mil jovens estão mobilizados no processo encabeçado pela Direcção Provincial da Juventude e Desportos, que na óptica do titular da pasta Fernandes Cristóvão.
“O CPJ tem estado a assumir o papel de liderança no processo de mobilização dos jovens”, disse, lembrando que “essa é a tarefa mais importante para o país”,
Fernandes Cristovão Director Provincial de Juventude e Desportos
O Fórum Angolano de Jovens Empreendedores esteve no bairro da Kizanga, norte da capital, mobilizou centenas de jovens e adultos na actualização e registo eleitoral dos habitantes da região.
No início da segunda fase, o secretário nacional da JFNLA, Kiako Samuel Kialapediu a adesão ao registo eleitoral.
“Aproveitamos para apelar a massa juvenil a aderir naquilo que é o pacote actualização do registo eleitoral, para que aflua com a máxima pontualidade nos postos de registos”, referiu Kiala, justificando que “só com este pacote nós conseguimos atingir os objectivos ou alternância do poder”.
O director provincial da Juventude e Desportos, Fernandes Cristóvão disse que em 2016 o sector em parceria com as organizações juvenis participação em diferentes campanhas de sensibilização da juventude para o maior acontecimento que acontece este ano em Angola.
O responsável governamental precisou que as eleições gerais serão um acontecimento de grande importância para o país e para os jovens, “daí a nossa preocupação, o apoio, a nossa atenção particular neste processo”.
Durante a primeira fase do registo eleitoral a Direcção Provincial de Registo em Malanje contabilizou 240.820 operações de registos, das quais 281.863 actualizações de dados e 38.957 novos registos.

 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.