NO JAPÃO: Empresa dá seis dias a mais de férias para quem não fuma

A empresa de marketing japonesa Piala Inc. agora beneficia trabalhadores não-fumantes com seis dias a mais de férias por ano. O cálculo foi realizado levando em consideração que as pessoas que fumam tiram, pelo menos, 15 minutos de pausa todos os dias. “Espero encorajar os funcionários a parar de fumar por meio de incentivos ao invés de penalidades”, contou o diretor da companhia, Takao Asuka, em entrevista à Kyodo News.

Essa decisão não foi tomada por acaso. A própria empresa, que tem sede na cidade de Ebisu, Tóquio, recebeu diversas mensagens na caixa de sugestões de funcionários que não fumam. Eles alegavam não ser justo terem direito ao mesmo período de férias que os trabalhadores que pausavam suas atividades para fumar e, consequentemente, trabalhavam menos.

Dos 120 empregados que compõem a Piala, 30 já gozaram de férias no novo sistema, com mais dias para descansar. O próprio porta-voz da empresa, Hirotaka Matsushima, disse ao jornal The Telegraph que aproveitou o tempo adicional para se hospedar em um resort com a família.

A medida, iniciada em setembro deste ano, tem melhorado até a saúde das pessoas: quatro pessoas deixaram de fumar em troca de mais tempo para descansar nas férias. Além disso, quanto menos pessoas fumarem nas proximidades da companhia, menor é a probabilidade que os demais funcionários sejam prejudicados com o fumo passivo. Algo sério. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 21,7% dos japoneses fumam.

Kyodo News, The Telegraph via O viral

Loading...

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.