Saiba mais sobre o réveillon e o seu significado

A Véspera de Ano-Novo, também chamada de réveillon, virada de ano, ou passagem de ano refere-se ao dia 31 de Dezembro, precedente ao Dia de Ano-Novo nos países que seguem o calendário gregoriano.

Na cultura ocidental, faz-se uma ceia no dia da véspera para se aguardar o ano que chega e, à meia-noite da passagem de 31 de Dezembro para 1º de janeiro, faz-se uma queima de fogos de artifício.

Segundo o folclore português, esta celebração está ligada a uma lenda popular que deu o nome de Noite de São Silvestre a esta noite.

Kiritimati (ou ilha Christmas), pertencente a Kiribati, e os países Samoa e Tonga são os primeiros a comemorarem a chegada do ano novo devido ao fuso horário de 14 horas à frente da hora universal, enquanto que Samoa Americana é considerado o último local habitado a despedir-se do ano anterior, pois encontra-se onze horas atrasado em relação à hora universal.

Kiritimati (ou ilha Christmas)

Samoa Americana

E por quê réveillon?

Na cultura francesa, réveillon é o nome da festa noturna no dia antes do Natal e no dia antes do ano-novo. Essa palavra tem origem no termo réveiller, ou seja, “acordar”, “deixar de dormir”, que por sua vez vem do verbo latino velare, “fazer vigília”, de vigilare, “velar, cuidar, não dormir”.

Na França, o termo é usado mais comumente no Natal, mas também é usado no ano-novo como Réveillon de la Saint-Sylvestre, pois o dia 31 de Dezembro é o dia de São Silvestre. No Brasil e em Portugal, o termo se popularizou para se referir à festa de ano-novo.

A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo e, normalmente, envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas e simpatias.

Fonte: Wikipédia/Google Maps

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.